Ao final de uma palestra me fizeram a seguinte pergunta: Qual a melhor técnica terapêutica? Acredito que todos esperavam a resposta óbvia: a minha, já que estava acabando de expor o método e a técnica que divulgo, R.N.C - Reprogramação Neuro Celular®, por observar os resultados e transformações de cada cliente. Porém, acho que decepcionei a platéia ao dizer que não existe uma técnica superior ou melhor que outra, que não há o pulo do gato. Cada técnica possui uma abordagem única, com linguagem e metodologia própria, para se chegar ao mesmo fim, ou seja, a felicidade do ser humano através da sua libertação.
Libertação das amarras que o prendem a uma vida monótona, condicionada aos padrões de pensamentos e crenças não investigados, de programações limitantes, que geram infelicidade e desalento, por não compreenderem o rumo de sua vida e seu papel no mundo. Libertação dos sofrimentos com entendimento dos porquês.
Somos sete bilhões de pessoas vivendo no planeta, onde cada ser é único com seu conteúdo, composto com suas estórias, suas crenças, suas alegrias, tristezas, decepções; trilhando um caminho exclusivo e pessoal. E é através desta vivencia pessoal, deste aprendizado, que se formata a mente, constituindo a programação do ser, ou o que chamamos de personalidade. Como seria possível ter apenas uma única técnica terapêutica, se o ser humano é um ser em construção? Em evolução?
Cada terapeuta trabalha visando as necessidades do cliente, utilizando instrumentos de sua técnica para atender e facilitar a transformação e entendimento do aspecto a ser transcendido. O papel do terapeuta é somente apoiar o cliente em sua jornada de transformação de aspectos indesejados para os desejados, de aspectos obscuros para a luz da compreensão e do entendimento.
Portanto, digo que a função do terapeuta é apontar um novo caminho ao cliente dando-lhe apoio nesta jornada, neste novo caminhar. Orientando-o, motivando-o, pensando junto, quebrando paradigmas, rindo junto, mostrando um novo ângulo, ampliando sua visão sobre os fatos, sobre as situações até então não explorados, e sendo também o explorador desta jornada. A jornada para a liberdade de ser o que se deseja ser. Uma jornada de libertação, reconstrução e reprogramação.
Parafraseando Buda, quando afirma que “a verdade é o que funciona”, digo: a melhor terapia é a que funciona para cada um no seu momento, na sua busca do autoconhecimento, do seu aprimoramento, a terapia que ele está pronto para assimilar, preparado para trilhar, com paz e tranquilidade segundo o seu estágio de compreensão e consciência.
E quando sentir que já alcançou o fim determinado, que aquele aprendizado foi concluído, deve continuar caminhando, em busca de novos conhecimentos, de novas estruturas, bebendo de novas fontes, seguindo o seu caminho de aprimoramento do que ele é, e do que quer vir a ser. Porém - antes de tudo - sendo e estando livre. Porque esta é a maior virtude do ser humano: a liberdade. E ele não deve ficar preso a nada, nem a ninguém, a não ser ao seu próprio coração.
Sinta o seu caminho. Seu coração é sábio!
Boa jornada em busca de você. Bom caminho sobre este lindo planeta chamado terra.
Texto escrito por: Sílvia Serpa Facilitadora e instrutora da técnica R.N.C. (Reprogramação Neuro Celular®), Psicoterapeuta Transpessoal, Cientista do Sentir (SoCiS).
Comments