Ninguém se torna iluminado imaginando figuras de luz, mas tornando a escuridão consciente". (Carl Gustav JUNG).
O ser humano nasce, cresce e se desenvolve gradualmente dentro de cada período ou fase da construção do Ser. O adulto de hoje foi e continua sendo, a criança e o adolescente do passado. Cada novo vir a ser, tem como base a incorporação do aprendizado anterior em uma programação de valores e conceitos graduais.
Partimos da criança egocêntrica, onde nesta fase ela é o centro do mundo, para o ser etnocêntrico, inserido na sociedade onde já reconhece o outro, o nós, e não somente o eu. Daí evoluímos para o ser mundicêntrico, onde ele é, e se reconhece como parte do planeta, do mundo. O Homem comum se desenvolve até este nível em uma hierarquia de crescimento ou desenvolvimento.
O homem sábio se desenvolve buscando o nível cosmocêntrico, esta palavra é derivada da palavra grega Kosmos, que significa o universo total da matéria, do corpo, da mente e do espírito. Ou seja, o Ser integral.
As hierarquias de crescimento são sempre hierarquias de inclusão, em que cada nível mais elevado transcende e inclui os seus precedentes. Não há exclusão, não há negação e sim um abarcar, um aninhar, um incorporar para a construção de um Ser mais elevado intelectualmente, mentalmente e espiritualmente. Usamos a palavra espiritual para designar tudo que não é material, inclusive a nossa psique.
Nesta construção ou programação e com o material que estava a disposição para esta construção, partes são fragmentadas, causando na vida adulta insegurança, medos e temores. O que fazer para deixar esta programação indesejada? Para se ter a vida que ser quer ter? Reprogramar.
Reprogramar valores, crenças, traumas vividos no passado com o olhar de um adulto, com inteligência, reavaliando, revendo as partes disfuncionais. Este processo também deve ser gradual. É um novo vir a ser com Consciência. Não há mágica. Há somente um despertar gradual, do que Sou e do que quero Ser.
Este processo é ensinado através da técnica R.N.C (Reprogramação Neuro Celular®) onde cada um pode fazer o seu processo, sem a dependência do terapeuta. A técnica é ensinada para que o ser humano seja o criador consciente do seu caminho.
Texto escrito por: Sílvia Serpa Facilitadora e instrutora da técnica R.N.C. (Reprogramação Neuro Celular®), Psicoterapeuta Transpessoal, Cientista do Sentir (SoCiS).
Comments