top of page
Foto do escritorDra. Silvia Serpa

A MENTE CONDICIONADA E A MENTE DESPERTA

Todos os grandes sábios da humanidade, são unânimes em afirmar, que existe uma grande diferença entre viver consciente, agindo de forma plena, inteligente e direcionada ou levar a vida de forma repetida, automática, condicionada aos conteúdos mentais, que são as programações onde se repetem padrões de comportamento e pensamento.

As atitudes impensadas, mecânicas e impulsivas, trazem sofrimento e dor as pessoas que vivem suas vidas por estas programações, por estes conteúdos armazenados, instalados em nosso inconsciente, através de nossa herança familiar, ancestral e humana. Desta forma, o cérebro atua como um computador, de forma mecânica e automática. Como exemplo, podemos citar programas que foram instalados na primeira infância, onde o estímulo dado a criança pelo adulto, é de ser o melhor, sempre ganhar, seja na escola, nos jogos, no balé, no futebol. Somos incentivados para ganhar, para ser um vencedor, os primeiros. Distorcendo a percepção do perder. Pois é inadmissível perder. Perder é fruto de frustrações, menor valia e incapacidade. Nós, como espécie humana, não queremos perder nada e quando perdemos ou algo nos é tomado, nos desesperamos, porque não temos a exata compreensão da perda e sua função.

Crianças que tiveram estas programações, quando adultas, se tornam agressivas, reativas, muitas vezes por coisas simples, como alguém que cruza seu caminho no trânsito ou o “corta” em uma fila ultrapassando seu veículo. Uma raiva surge instantaneamente partem para a agressão verbal e muitas vezes estas atitudes automáticas e impensados podem gerar problemas de relacionamento, na família, no trabalho e nas relações amorosas.

A forma intempestiva e automática destas reações podem ser modificadas, quando se toma consciência desta disfunção, deste automático, do bateu levou, deste reagir condicionado passando da reação a ação. A diferença ente as duas é que a reação á condicionada e automática, enquanto a ação é consciente, é pensada, está em sintonia com a realidade presente.

A maior prisão que o homem pode ter é de estar preso a padrões mentais limitantes. Ele está livre quando reconhece, reformula e reprograma estas disfunções, tendo um novo olhar sobre os fatos. A mente que está desperta vive no presente.

A mente desperta é a maior conquista do ser humano, é a liberdade de ser consciente , livre das programação e condicionamentos que lhes foram implantados pelo social, pelo coletivo, pelas memórias ancestrais e padrões familiares. O homem desperto tem a liberdade de escolher o seu caminho, de reescrever a sua história, deixando de seu um ser autômato para ser um ser autônomo.

A limpeza destas programações que estão armazenadas nos inconscientes é parte do ensinamento que é passado através da técnica R.N.C. (Reprogramação Neuro Celular®).

Texto escrito por: Sílvia Serpa

Facilitadora e instrutora da técnica R.N.C. (Reprogramação Neuro Celular®), Psicoterapeuta Transpessoal, Cientista do Sentir (SoCiS).


2.731 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL

Por Alexandre Pedrassoli A psicologia, uma ciência bastante recente em termos históricos, ainda está à espera de uma unificação, uma lei...

MEMÓRIA CELULAR

“ O Dr. Paul Pearsall nos fala que as células têm memória e que o coração carrega um código energético especial, que nos conecta com os...

Comments


bottom of page